Administrator
Frontpage Slideshow | Copyright © 2006-2010 JoomlaWorks, a business unit of Nuevvo Webware Ltd.

Administrator

Ter, 04 de Dezembro de 2012 16:44

Situações de Emergências

Situações de Emergências

Apresentado por Matias Puga do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen), ressaltou a preocupação do Brasil com eventos envolvendo material radioativos em ataques terroristas e outras possibilidades com a vinda dos grandes eventos como a Copa do Mundo de Futebol e as Olimpíadas entre outros. A Cnen juntamente com os institutos como o Ipen-SP, já estão se preparando para esses grandes eventos tanto com a aquisição de equipamentos de medições e monitorações, bem como no treinamento de equipes, de forma a garantir a segurança nesse quesito.

 

Evite problemas durante o transporte de materiais radioativos
 
A Cnen está prestes a aprovar um novo documento para regularizar esse tipo de trabalho
     
Acidentes acontecem em qualquer atividade humana, entretanto, quando isso ocorre durante o transporte de materiais radioativos, há sempre o risco de vazamento e contaminação. São necessárias, portanto, rigorosas medidas de proteção para as pessoas, propriedades e o meio ambiente.
 
Segundo o especialista da Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen), Natanael Bruno, esse segmento de transporte no Brasil é regulamentado pela Cnen e outros órgãos reguladores, como as agências nacionais de Aviação Civil (Anac), de Transportes Terrestres (ANTT) e de Transporte Aquáticos (ANTAq).
 
A Diretoria de Portos e Costas (DPC), da Marinha do Brasil, é responsável pela regulamentação e homologação de embalagens para o transporte marítimo de produtos perigosos, incluindo os materiais radioativos; enquanto o Ibama autoriza e fiscaliza as operações de transporte sob o ponto de vista de proteção ambiental.
 
De forma geral, o transporte de materiais radioativos no País, seja por via área, marítima ou terrestre, deve cumprir as exigências da Norma Cnen-NE-5.01, que estabelece os requisitos de segurança e proteção radiológica a serem atendidos desde a origem até o destino final das remessas. O objetivo é proteger pessoas, meio-ambiente e bens, evitando a exposição aos efeitos nocivos das radiações ionizantes.
 
Recentemente, segundo o especialista, a Cnen desenvolveu uma nova versão do Regulamento de Transporte. O documento foi disponibilizado na internet para consulta pública entre novembro de 2011 e fevereiro de 2012. Foram recebidas 225 contribuições, na forma de comentários e sugestões, de todo o Brasil e exterior. Nesse momento, as sugestões estão sendo analisadas e incorporadas ao texto base. Após revisão final da Comissão de Estudos, o texto será encaminhado à Comissão Deliberativa do conselho para aprovação final e publicação.
 
Para mais informações, consulte o link: http://www.cnen.gov.br/seguranca/transporte.asp
 
Seg, 26 de Novembro de 2012 10:36

Internacional

 

Internacional
 
As palestras internacionais também prenderam a atenção do público. Representante da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Rodolfo Cruz Suárez explicou as principais mudanças nos padrões básicos de segurança, ditadas pelo Sistema de Informação sobre Exposição Ocupacional em Indústria, Medicina e Pesquisa (Isemir).
 
Enquanto o presidente da Associação Europeia de Autoridades Competentes, Stephen Whittingham, esclareceu como funciona a "Coordenação Executiva entre os Reguladores Nacionais para a Salvaguarda e Segurança das Transferências de Materiais Radioativos entre Países Membros".
 
Pelo menos 80% das luvas cirúrgicas e 50% dos dispositivos médicos descartáveis, acrescentou Whittingham, são esterilizados com materiais radiativos.
 
"Para algumas pessoas, a entrega segura de material radioativo para procedimentos de diagnóstico e tratamento pode significar a diferença entre vida ou morte".
 
O Fórum Internacional de Proteção Radiológica aconteceu nos dias 22 e 23 de outubro no Ipen, Av. Lineu Prestes, n° 2242, Cidade Universitária.
 
Seg, 26 de Novembro de 2012 10:33

Revisão de norma

 

Revisão de norma
 
Outro destaque do fórum foi a apresentação do representante da Sociedade Brasileira de Proteção Radiológica (SBPR), Josilto de Aquino, sobre a revisão da norma "Requisitos de Segurança e Proteção Radiológica nas Instalações de Radiografia Industrial", que substituiu a NN-6.04; e a nova norma "Registro de Operadores de Radiografia Industrial".
 
Com a publicação dessa última, a novidade é que, a partir de agora, os profissionais qualificados como RIA passam, automaticamente, a ser registrados como Operador de Radiografia Industrial II. Enquanto os operadores qualificados na categoria I também recebem, involuntariamente, o registro de Operador de Radiografia Industrial.
Seg, 26 de Novembro de 2012 10:24

Transporte de Material Radioativo

 

Transporte de Material Radioativo
 
Envolvendo entidades como Cnen, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a mesa redonda ‘’Transporte de Material Radioativo’’ foi um dos pontos altos do evento.
 
O coordenador do Grupo de Transporte de Material Radiativo da Cnen, Natanael Bruno, foi o primeiro a desenvolver o assunto. Ele ressaltou que ficará mais fácil atender as exigências técnicas desse trabalho com o lançamento do "Manual Explicativo de Transporte de Materiais Radioativos", documento similar ao TS-G-1, da Agência Internacional de Energia Atômica (Aiea).
 
"Estamos simplificando o regulamento original, pois é muito extenso. Nossa intenção é auxiliar o entendimento, com informações básicas, mas de extrema importância. Esse manual, que será eletrônico, está sendo feito aos poucos, com base nos materiais apreendidos pela Polícia e nas fiscalizações em geral", salientou. Bruno ainda falou sobre o novo site da Cnen para transporte de material radioativo, com documentos disponibilizados para download; e o novo setor da instituição voltado ao segmento em questão.
 
Na mesma toada, o analista ambiental e coordenador de licenciamento do Ibama, Rafael Freire, focou a apresentação no licenciamento ambiental para transportar materiais radioativos, destacando que a competência dessa atividade passou da Cnen para o Ibama – um trabalho com alto número de profissionais, realizado, no mínimo, em três meses, devido às burocracias exigidas. Atualmente, são estudadas mudanças nas diretrizes para a criação de um novo regulamento de transporte dessa natureza.
 
No caso do transporte aéreo de artigos perigosos, o especialista em Cargas Perigosas da Anac, Airton Scheffer, deu orientações ao público em relação ao tipo de embalagem certa e as informações e etiquetas que ela deve ter.
 
"É importante ficar alerta aos procedimentos de aceitação e verificação dos documentos. Em caso de dúvida, esse transporte deve ser barrado". 
 
Seg, 26 de Novembro de 2012 10:22

Proteção

 

Proteção 
 
A pesquisadora da Comissão Internacional de Proteção Radiológica (ICRP), Joyce Landmann Lipsztein, entidade formada por 240 especialistas em 33 países, esclareceu sobre as novas recomendações de proteção contra radioatividade, que agora levam em conta mais informações físicas e biológicas. ‘’A relação linear entre dose e resposta para indução de câncer e efeitos hereditários continua a ser recomendado. 
 
A utilização das grandezas dose equivalente e dose efetiva também não mudaram. Apenas foram introduzidas modificações nos métodos aplicados para o cálculo das mesmas’’, ressaltou.
 
Além dos cuidados com a saúde humana, a proteção física das instalações radioativas também foi um assunto abordado. Conduzido pelo especialista no assunto Luiz Fernando B. Torres, da Cnen, o tema destacou a importância em se criar formas de evitar atos de sabotagem contra materiais, equipamentos e instalações desse porte; a remoção não autorizada de produtos de uso dual e ainda de prover meios para a rápida localização e recuperação dos patrimônios desviados.
 
"É preciso formar grupos de proteção física e tráfico ilícito desses materiais, coordenados pela Diretoria de Radioproteção e Segurança Nuclear (DRS)", alertou.
 
Seg, 29 de Outubro de 2012 10:36

palestras

 Ensino a Distancia aplicado aos profissionais de Radioproteção

 Apresentação da Latin American and Caribbean Federation of Radiation Protection

Principais mudanças e tendências das Normas da CNEN

O panorama da Radiografia Industrial no Brasil

Novas Recomendações da Comissão Internacional de Proteção Radiológica

Proteção Física de Fontes Radioativas

Atualização do Processo de Licenciamento de Instalações Radiativas através de Recursos Online

Executive Coordination between National Regulators for the Safety and Security of International Shipments of Radioactive Materials between Member States

Coordination between National Regulators for the Safety and Security of International Shipments of Radioactive Materials between Member States

SITUACION DE LA PROTECCION RADIOLOGICA OCUPACIONAL EN LATINOAMERICA. RETOS PARA USUARIOS FINALES Y SERVICIOS TECNICOS.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ter, 03 de Julho de 2012 15:14

CURSOS CETRE APROVADOS PELOS SNQC/ABENDI

 

Como já divulgado somente Centros de Treinamento APROVADOS pelo SNQC/ABENDI poderão preparar os alunos para a certificação profissional.
 
Os alunos da CETRE não precisam se preocupar!

Há anos, nossa escola é certificada pela ISO 9001 e mantém um rigoroso sistema de qualidade auditado pelo BVQI. Além da certificação ISO, a CETRE também atende a todas as normas de qualidade da ABENDI, como Organismo de Treinamento Reconhecido, em todas suas unidades e também possui os cursos APROVADOS pelo SNQC/Abendi.

Qualidade testada e aprovada!

Ter, 03 de Julho de 2012 15:13

Visite a CETRE no CONAEND 2012

 

Entre os dias 17 e 19 de julho, a CETRE vai participar da 30ª edição do Conaend - Congresso Nacional de Ensaios Não Destrutivos e Inspeção. O evento, promovido pela ABENDI, trata das principais aplicações de END, Inspeção, Condições de Monitoramento e Controle da Qualidade em diferentes setores industriais.

O evento tem entrada gratuita e será realizado no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo.

Venha nos visitar! Aguardamos sua presença no estande 10.

Site do evento: http://www.abendi.org.br/conaend_iev/index.html

Credenciamento online: http://www.abende.org.br/mail_marketing/inscricoes/index.php?id=449 

 

A exigência do curso técnico para a qualificação de profissionais de END (Ensaios Não Destrutivos) e Inspeção já está valendo. Se o candidato à certificação não tem nenhum curso técnico aceito pela ABENDI, ele é submetido à prova de Nivelamento. E para ser aprovado, o candidato precisa estar preparado! 
 
A boa notícia é que os alunos da CETRE recebem nas primeiras horas dos cursos de END, o conteúdo da prova de Nivelamento.
Dentre os temas estudados temos: processo de fabricação, soldagem, terminologia, normalização, noções de mecânica da fadiga e segurança industrial, entre outros. 
 
Mas atenção: não perca mais tempo! Os exames de Nivelamento serão aplicados pela ABENDI até dezembro de 2014. Depois deste prazo, só mesmo quem possuir diploma técnico poderá participar do processo de Qualificação e Certificação do setor. 
 
Página 2 de 17