Evite problemas durante o transporte de materiais radioativos
Seg, 26 de Novembro de 2012 11:26

Evite problemas durante o transporte de materiais radioativos

 

Evite problemas durante o transporte de materiais radioativos
 
A Cnen está prestes a aprovar um novo documento para regularizar esse tipo de trabalho
     
Acidentes acontecem em qualquer atividade humana, entretanto, quando isso ocorre durante o transporte de materiais radioativos, há sempre o risco de vazamento e contaminação. São necessárias, portanto, rigorosas medidas de proteção para as pessoas, propriedades e o meio ambiente.
 
Segundo o especialista da Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen), Natanael Bruno, esse segmento de transporte no Brasil é regulamentado pela Cnen e outros órgãos reguladores, como as agências nacionais de Aviação Civil (Anac), de Transportes Terrestres (ANTT) e de Transporte Aquáticos (ANTAq).
 
A Diretoria de Portos e Costas (DPC), da Marinha do Brasil, é responsável pela regulamentação e homologação de embalagens para o transporte marítimo de produtos perigosos, incluindo os materiais radioativos; enquanto o Ibama autoriza e fiscaliza as operações de transporte sob o ponto de vista de proteção ambiental.
 
De forma geral, o transporte de materiais radioativos no País, seja por via área, marítima ou terrestre, deve cumprir as exigências da Norma Cnen-NE-5.01, que estabelece os requisitos de segurança e proteção radiológica a serem atendidos desde a origem até o destino final das remessas. O objetivo é proteger pessoas, meio-ambiente e bens, evitando a exposição aos efeitos nocivos das radiações ionizantes.
 
Recentemente, segundo o especialista, a Cnen desenvolveu uma nova versão do Regulamento de Transporte. O documento foi disponibilizado na internet para consulta pública entre novembro de 2011 e fevereiro de 2012. Foram recebidas 225 contribuições, na forma de comentários e sugestões, de todo o Brasil e exterior. Nesse momento, as sugestões estão sendo analisadas e incorporadas ao texto base. Após revisão final da Comissão de Estudos, o texto será encaminhado à Comissão Deliberativa do conselho para aprovação final e publicação.
 
Para mais informações, consulte o link: http://www.cnen.gov.br/seguranca/transporte.asp