Administrator
Frontpage Slideshow | Copyright © 2006-2010 JoomlaWorks, a business unit of Nuevvo Webware Ltd.

Administrator

Em mais uma ação pioneira, a CETRE DO BRASIL acaba de lançar o projeto "CETRE nas Escolas", que vai colocar experientes profissionais do mercado de END e Inspeção em contato com os estudantes que ainda se preparam para ingressar neste setor.

O projeto prevê a realização de um circuito de PALESTRAS GRATUITAS E ABERTAS AOS ESTUDANTES em todas as unidades da CETRE e, também, nas próprias escolas técnicas e universidades que queiram participar.

A equipe da CETRE é formada por renomados engenheiros e técnicos, que atuam há anos no setor, e estão prontos para disseminar sua experiência junto aos novos profissionais. As palestras levarão aos estudantes informações sobre a importância e aplicações dos processos de END e Inspeção nas indústrias, como buscar qualificação profissional - cursos e exames de certificação - e as principais dicas deste crescente mercado de trabalho. O primeiro encontro será realizado pela unidade da CETRE em Santos, no próximo dia 29 de junho, com coordenação do engenheiro mecânico industrial José Roberto Garcia Miranda. Há mais de 30 anos trabalhando no setor, Miranda é Inspetor de Ultrassom Nível 3 em EVS (Ensaio Visual de Solda), Supervisor de Radioproteção e Coordenador Técnico dos Cursos de END da CETRE. Inscreva-se!

 Serviço:
 Palestra - Projeto "CETRE nas Escolas"
 Dia: 29/06/2011
 Horário: 20h
Local: Edificio Yara Center, Av. Ana Costa,100 - Vila Mathias
 Inscrições, até o dia 25 de junho, pelo e-mail: cetre_santos@cetre.com.br (informe nome completo, empresa, e-mail e telefone)

 Vagas Limitadas!


A Cetre do Brasil está com ins crições abertas para a próxima turma do Curso de Supervisor de Radioproteção e comunica a todos os interessados a nova programação de aulas (CONSULTE A TABELA ABAIXO).
 
Não perca tempo! Os exames de Qualificação da CNEN (Comissão Nacional de Energia Nuclear) estão se aproximando e você, profissional, precisa estar preparado!
 
Com sistema totalmente interativo, o Curso de Supervisor de Radioproteção da Cetre é dividido em aulas via internet e aulas presenciais. No sistema online, o aluno programa seus horários de estudo e tem acesso a todo material didático, fórum de discussão, slide-show, canal de perguntas e e-mail. As aulas presenciais são realizadas na sede da Cetre, com um total de 100 horas de aprendizado.
 
Os interessados devem preencher a ficha de reserva que se encontra no site da Cetre: http://www.cetre.com.br/radioprotecao
 
TABELA DE DATAS E HORÁRIOS DO CURSO DE SUPERVISOR DE RADIOPROTEÇÃO DA CETRE DO BRASIL:

Módulo1  
Turma Supervisor de Radioproteção - 40 hrs
Período 13/06/2011 a 17/06/2011
Horário Segunda a sexta , 13hrs às 22hrs
   
Módulo 2 e 3   
Turma Supervisor de Radioproteção - 40 hrs
Período 11/07/2011 a 15/07/2011
Horário Segunda a sexta , 13hrs às 22hrs
   
Aula extra  
Turma Cálculo de Blindagem
Período 16/07/2011
Horário à definir
   
Módulo 4   
Turma Supervisor de Radioproteção - 40 hrs
Período 15/08/2011 a 19/08/2011
Horário Segunda a sexta , 13hrs às 22hrs

 

Dados do IBGE revelam que o número de pessoas ocupadas com mais de 50 anos de idade aumentou 56,1% entre 2003 e o primeiro trimestre de 2011. O percentual supera o crescimento médio do total da população ocupada (19,8%). Na Petrobrás, por exemplo, dos 58 mil empregados, 4 mil (8%) são aposentados que continuam trabalhando, segundo dados divulgados pela empresa. A constatação é vista pelos especialistas em mercado de trabalho como uma comprovação de que as empresas estão valorizando mais os anos de experiência dos profissionais. Mas alertam, também, para o fato de muitos trabalhadores estarem voltando a ativa para complementar a renda familiar. Para quem pretende continuar trabalhando após os 50, os dados também servem de alerta: o mercado está aberto, mas é preciso manter-se atualizado para continuar competitivo.

Qua, 01 de Junho de 2011 15:31

Petróleo em alta

Anúncios da Petrobrás animam mercado. Os ensaios nao destrutivos são aplicados em toda a cadeia de produção do petróleo, desde a extração até a distribuição do produto. Por isso, as notícias de alta no setor geram expectativas positivas em relação a geração de empregos para profissionais da área. Dados divulgados pela corretora Economática revelaram que, em 2010, a Petrobrás registrou o maior lucro já alcançado por uma empresa de capital aberto brasileira - 35,189 milhões. E no último dia 28 de abril, a estatal anunciou a descoberta de mais uma nova reserva do pré-sal da Bacia de Campos/RJ. Segundo estimativas preliminares, há no local um potencial de volume economicamente recuperável da ordem de 350 milhões de barris de óleo leve. Quanto mais leve o óleo, maior é a capacidade de produção de derivados. Os métodos de END mais utilizados nas indústrias petrolíferas são: Ensaio Visual, Líquido Penetrante, Partículas Magnéticas, Ultrassom e Radiografia, aplicados em várias fases do processo. Além de garantirem a conformidade do produto com as especificações de projeto e cumprimento das normas técnicas, os processos de END também são essenciais na verificação da integridade de equipamentos, estruturas e tubulações utilizados na distribuição do petróleo.

A certificação dos profissionais em qualquer dos tres níveis tem prazo de validade de cinco anos, a contar da data de emissão do certificado. Antes do vencimento deste prazo, o profissional deve solicitar a renovação do documento por mais cinco anos junto ao Setor de Certificação da Abendi. É preciso apresentar atestado de acuidade visual referente ao último período de 12 meses e comprovar o exercício da atividade profissional, sem interrupção significativa, durante o período de validade da certificação. Caso tenha ocorrido esta interrupção, o profissional ainda pode se inscrever no processo de Recertificação Profissional, em que passa por novos exames prático e teórico. A Recertificação Profissional é exigida a cada 10 anos para todos os profissionais que pretendem continuar atuando como profissional certificado. Saiba mais sobre o envio de documentos e detalhes dos processos no site da Abendi: http://www.abende.org.br/snqc_renovacao.php?w=1152&h=864 .

Empresas enfrentam dificuldades para encontrar, principalmente, operadores e técnicos qualificados.

A pesquisa "Falta de Trabalhador Qualificado na Indústria", divulgada no início deste mês pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), revelou um dado alarmante: 69% das indústrias enfrentam dificuldades para preencher vagas de trabalho por falta de mão de obra qualificada.

A pesquisa foi realizada entre os dias 3 e 26 de janeiro, com 1.616 empresas. Foram consultadas 931 companhias de pequeno porte, 464 de médio porte e 221 de grande porte. Segundo o estudo, o maior problema está na área de produção das empresas. Do total das companhias entrevistadas, 94% registram problemas para encontrar operadores, 82% para contratar técnicos, 71% para funcionários qualificados em vendas e marketing, 66% para a área administrativa, 62% para gerentes e profissionais de pesquisa e desenvolvimento, e 61% para engenheiros. A falta de profissionais qualificados também foi constatada em recente pesquisa realizada por economistas do Itaú Unibanco a pedido da Revista Exame. A edição de abril da revista divulgou que, segundo o estudo, o mercado brasileiro precisará de um adicional de 8 milhões de pessoas. Diante dos dados, fica evidente a importância de se investir em educação e cursos de qualificação para se tornar um profissional competitivo e aumentar as chances de se conseguir um novo emprego ou, até mesmo, de se negociar melhores salários.

As inscrições para os exames de Supervisor de Radioproteção, da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN),  já estão abertas, de 2 de maio a 5 de julho.
Então, não perca tempo! Inscreva-se já no Curso de Radioproteção da Cetre do Brasil, ensino de qualidade comprovada por mais de 1.000 alunos.

Além das aulas presenciais com 128 horas,  a Cetre ainda oferece aos alunos um sistema de Ensino A Distância (EAD), via internet, totalmente interativo: acesso fácil e integral ao material didático, fóruns de discussão, canal de perguntas e monitoramento individualizado do desempenho do aluno que envia, por exemplo, alertas em caso de baixa frequência nas aulas on-line. O EAD faz parte do curso e sua participação é obrigatória.

Não perca tempo! As inscrições para o Curso de Radioproteção da Cetre serão aceitas até o dia 17 de junho.

Funcionamento do Curso
O curso aborda todo o conteúdo exigido para os exames, conforme norma CNEN 3.03, composto em duas partes:

A – Aulas presenciais divididas em 4 módulos, com duração total de 128 horas de duração:

Módulo Horas Aula Datas
1º módulo 40hs 20 a 23 de junho de 2011
2º e 3º módulos 48hs total
11 a 16 de julho de 2011
4º módulo e revisão 40hs total 15 a 20 de agosto de 2011

 

Horário: 13h às 22hs
No 1º módulo em sala de aula serão abordados os seguintes temas:

  • Legislação Nuclear
  • Física Nuclear
  • Efeitos Biológicos

Aula de Revisão (20hrs) O 4º módulo é inclui revisão geral das matérias. A participação do aluno nesta aula é obrigatória para obtenção do certificado.

B – Educação a Distância com todo o material didático disponível pela internet em plataforma multimídia, para leitura, aprendizado e auto avaliação.
Após efetivação da matrícula, será fornecido a cada participante um login de acesso ao site, onde o aluno terá acesso às aulas online, no seguinte link: http://www.radioprotecao.com.br.

Reserve sua vaga hoje e já começe a estudar!
Outras informações pelo link: http://www.cetre.com.br/radioprotec-o/supervisor-de-radioprotec-o
Reserva de vaga pelo link: http://www.cetre.com.br/matriculas/matriculas
Informações por telefone : (11) 5575-2225 (São Paulo / Interior) // 0800-145556 (Demais Estados)

Seg, 25 de Abril de 2011 18:07

Cetre oferece retreinamento para ex-alunos

Os cursos de retreinamento da Cetre são específicos para cada técnica. Normalmente para parte teórica é dada uma carga horária de oito horas em dois dias e a parte prática, dependendo a técnica, em média de um a três dias de curso.
"Consideramos de suma importância a realização de retreinamento próximo a prova de qualificação, visando eliminar dúvidas e esclarecimentos que possam ser importantes. Estamos montando uma grade de turmas para os interessados ao término dos cursos em andamento e um “intensivão” antes do exame teórico na Cetre”, explica Wendel Lazko, supervisor de vendas da Cetre.
Visando valorizar os alunos e incentivar o estudo na proximidade da prova, para aumentar as chances de qualificação, a Cetre oferece os cursos de retreinamento com exames teóricos agendados. Seguir este procedimento é necessário para elaboração de uma agenda com grupos específicos de retreinamento.

Seg, 25 de Abril de 2011 18:05

Curso de Nivelamento Nível 1 e 2

Curso de Nivelamento Nível 1 e 2

A Abendi dará um curso gratuito de Nivelamento on-line Nível 1 e 2 para os alunos que se inscreverem no curso de END da Cetre a partir de 4 de outubro de 2011. A ideia nasceu da preocupação da Abendi em capacitar o profissional iniciante, que não possui conhecimentos básicos da área de END e que vem de outras áreas.
"A Cetre apoia a iniciativa de cursos de nivelamento da Abendi, pois é um benefício a mais aos nossos alunos, que junto ao curso da CETRE terão suporte on-line de nivelamento nível 1 e 2 do ensino a distância da Abendi", diz Marco Pisanelli, gerente da Cetre.
O Curso de Nivelamento Nível 1 e 2 on-line aborda a introdução aos métodos de END, processos de fabricação, sistema nacional de qualificação - SNQC, desenho técnico, conceitos de matemática, segurança industrial, vasos de pressão, entre outros.
 Entre os benefícios, o curso conta com material especial, elaborado por profissionais para facilitar o seu aprendizado sem ter de sair do conforto de sua casa e, o mais importante de tudo, usando suas horas vagas para aprender.
 
  
Curso técnico será exigido para certificação em 2012
 Os profissionais que pretendem ingressar na área de END e não possuem curso técnico têm até 2012 para solicitar a qualificação, pois a partir de 1º de janeiro de 2012 será exigida a formação em um curso técnico para iniciar o processo de certificação.
"Como ainda não existe essa exigência legal, qualquer pessoa com segundo grau completo, técnico ou não, e formados em engenharia podem pedir a certificação e terão seus direitos garantidos. Como essa certificação pode demorar até um ano para sair, é recomendável que os interessados iniciem já o curso para solicitar a qualificação", aconselha Waldomiro Figueiredo, diretor da Cetre, umas das OTR´s credenciadas para oferecer cursos na área de END.
O Bureau de Certificação da ABENDI disponibilizou a relação de cursos, baseada na tabela do CONFEA resolução 473 de 2009, que serão aceitos a partir de 2012. Confira a relação completa no link http://www.abendi.org.br/down2/confea_0473_02_2009.pdf

Seg, 25 de Abril de 2011 18:03

Oportunidades para cargo de inspetor em alta

O mercado de inspeção no Brasil continua em franca expansão, com destaque para o segmento óleo & gás. A Associação Brasileira de Ensaios Não Destrutivos e Inspeção (Abendi) divulgou que são 16 mil profissionais certificados pelo Sistema Nacional de Qualificação e Certificação de Pessoal (SNQC) que engloba, principalmente, as certificações de END e Controle Dimensional. Por esses números, podemos afirmar que este mercado cresce a um ritmo de 10 a 15% ao ano.
Todos os dias novos profissionais de diferentes áreas e formação buscam oportunidades neste mercado, principalmente nos ensaios não destrutivos e soldagem. Mesmo assim, o mercado ainda enfrenta dificuldade na contratação, pois em determinadas modalidades existe até a busca por profissionais estrangeiros.
O cargo de inspetor está presente em vários tipos de indústrias. “Na petroquímica são refinarias, gasodutos e oleodutos; na naval são estaleiros na construção de plataformas e petroleiros; na indústria de base são fornecedores de chapas, tintas, válvulas, etc.; na automotiva são as autopeças, montadoras e fundição; na aeronáutica são as companhias aéreas e as empresas de manutenção de aeronaves, e outras como a nuclear, a elétrica, o papel e celulose, o biodiesel, etc”, explica o diretor da CETRE, Waldomiro Figueiredo.
A CETRE prepara os profissionais para certificação desses cargos e dessa forma aquece o mercado nacional, que não precisa procurar em outros países mão de obra qualificada para exercer cargos em empresas brasileiras.

Página 13 de 17