243 mil qualificações para o pré-sal
Qui, 14 de Abril de 2011 18:25

243 mil qualificações para o pré-sal

Mesmo em expansão e sendo importante para a segurança e desenvolvimento de áreas da indústria como a de petróleo e gás, siderurgia, aeronaval, aeronáutica e automobilística, para ser um técnico de inspeção em ensaios não destrutivos (END), o profissional precisa fazer um curso, a qualificação e tirar a certificação. Uma das maneiras de tirar esse documento é pelo Sistema Nacional de Qualificação e Certificação de Pessoal em Ensaios Não Destrutivos - SNQC/END - que exige alguns requisitos como escolaridade, treinamento. experiência profissional e aptidão física.
Após o treinamento, a primeira etapa para a qualificação é o envio da documentação para a Secretaria do Bureau de Certificação (BC), via correio. Alguns formulários devem ser preenchidos e assinados, entregues com o certificado de escolaridade; RG, CPF, duas fotos 3x4 e outros documentos que podem ser consultados no site da ABENDE – www.abende.org.br.
Após o envio e aprovação da documentação acima, o Bureau de Certificação enviará boleto bancário para o pagamento do exame. Depois do pagamento será encaminhado para o CEQ a solicitação do exame e após agendamento, a ABENDI enviará um comunicado por escrito informando a data para realização.
A Cetre é uma das escolas reconhecidas pela ABENDI que oferece o treinamento  preparatório com todos os requisitos necessários para a formação completa do profissional. Durante o treinamento, visando a qualificação em END, o profissional aprende os conceitos físicos realizados no ensaio, os cálculos que tem que ser feitos e a prática, parte principal do curso da Cetre.
O profissional realiza prova teórica e prática conforme a norma NA-001 e a Instrução Geral IT-114. É importante antes da realização do exame o profissional verificar a última revisão do documento, por meio do site:http://www.abende.org.br/down2/ exame_n1e2.pdf.
Após aprovação na prova teórica, o candidato é encaminhado para a realização do exame prático. A data para realização é agendado pelo BC para ocorrer nos Centros de Exames de Qualificação. O prazo para conclusão do processo são 24 meses, a partir do primeiro exame. É permitido dois reexames em cada prova. Para aprovação o profissional deve obter a nota mínima sete nas provas teóricas e nota mínima oito no exame prático. Ao passar no curso, o candidato recebe do BC a carteirinha e o certificado. O profissional terá que manter a qualificação a cada trinta meses. Ele deverá encaminhar documentos que comprovem que esteve trabalhando durante esse período.