Mercado profissional em alta para inspetor de dutos
Qui, 14 de Abril de 2011 18:43

Mercado profissional em alta para inspetor de dutos

Pouco conhecida, mas com grande potencial, a área de inspetor de dutos vem crescendo de forma significativa. Hoje as empresas preferem um profissional que tenha a qualificação em soldagem e também em dutos, pois assim uma só pessoa pode realizar duas funções. E quem possui as duas qualificações sai na frente, pois a remuneração é superior, podendo chegar a R$ 11 mil, diferente da média de salário R$ 6 mil de um profissional apenas com qualificação na área de inspetor de dutos.

Quem escolhe essa carreira pode atuar na construção e montagem de oleodutos e gasodutos ou reabilitação de dutos já existentes, diretamente em obras das companhias estaduais de gás, de minério e alcoolduto. O inspetor de dutos Alexsandro Silva Gomes, de 27 anos, está qualificado há um ano e hoje faz um curso de ultrassom na Cetre como atualização profissional. “É necessário dar um up grade na carreira e estar sempre estudando, pois é uma área promissora e que exige muito conhecimento dos detalhes e implantação de dutos”, conta.

É uma área promissora e o mercado não comporta o número de profissionais necessários. Faltam hoje, pelo menos, 50% dos profissionais qualificados que as empresas precisam para atuar nesse segmento. O inspetor de dutos é fundamental para a área de acompanhamento da construção do oleoduto ou gaseoduto, pois ele fica entre o cliente e o fornecedor. “Ele é os olhos do cliente no campo. É um profissional qualificado, contratado pela prestadora de serviço. O que o inspetor fala, o cliente assina embaixo, pois ele verifica se a empresa contratada está executando conforme as normas e parâmetros nacionais.

Para trabalhar como inspetor de dutos é necessário ter o mínimo de seis meses de experiência em alguma área afim, por exemplo, na área de construção em montagem de dutos terrestres e seus complementos. Quem tem interesse, pode realizar o curso da Cetre de inspetor de dutos. Para inscrições e mais informações, acesso o site www.cetre.com.br.