Setor ferroviário usa modernas técnicas de inspeção
Seg, 05 de Março de 2012 12:29

Setor ferroviário usa modernas técnicas de inspeção

 

O Brasil possui a décima rede ferroviária do mundo, com 30.374km de extensão. Porém, boa parte dessa malha possui problemas de manutenção, tornando vital a presença de especialistas em inspeção de trilhos. 
Atenta à esta necessidade, a CETRE do Brasil - presente há mais de 20 anos no mercado de formação de profissionais de inspeção - e ciente da falta de profissional no setor, desenvolveu o curso de Inspeção em Trilhos de Trem, antes realizado exclusivamente para turmas fechadas, dentro das empresas do segmento. 
Agora, o curso é aberto a todos os interessados, possibilitando que profissionais de empresas de manutenção, além dos profissionais que atuam em outras áreas nas próprias empresas ferroviárias, possam adquirir este conhecimento.
 
Além deste curso, a CETRE realiza vários outros cursos voltados ao setor ferroviário, como Inspeção Não Destrutiva (Visual, Líquido Penetrante, Ultrassom), em fundidos e forjados, e Inspeção por Ultrassom, em eixos e rodas. São cursos com 80 horas de duração, direcionados para as concessionárias das malhas ferroviárias, indústrias de vagões e locomotivas. Os cursos atendem às normas compatíveis aos produtos inspecionados.
 
Lembramos que é grande a procura por mão de obra especializada em material ferroviário. Há grandes oportunidades de trabalho neste mercado, com ganhos que podem chegar a até R$ 8.000,00/mês.