Projeto do Trem de Alta Velocidade começa a ser desenhado
Ter, 05 de Março de 2013 18:24

Projeto do Trem de Alta Velocidade começa a ser desenhado

Foi apresentado à Prefeitura um projeto com traçado no município de Campinas e propostas urbanísticas elaboradas pela Empresa de Planejamento e Logística (EPL), estatal federal responsável por todo o sistema de transporte brasileiro e pela implantação do TAV.


A reunião foi coordenada pelo secretário de Transportes e presidente da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), Sérgio Benassi, e contou com a presença do diretor da EPL, Hélio Mauro França; da gerente regional do escritório da estatal em Campinas, Luciana Carneiro Muçouçah; do chefe de gabinete Michel Abrão Ferreira; e dos secretários Ulysses Semeghini (Planejamento e Desenvolvimento Urbano); e Samuel Ribeiro Rossilho (Desenvolvimento Econômico e Turismo).

Foi a primeira reunião de trabalho entre a Prefeitura e a EPL e o secretário de Transportes, Sérgio Benassi, destacou a importância de se adaptar o projeto apresentado às características da cidade. “A reunião foi importante, pois o TAV começou a ser desenhado. O próximo passo é adaptar a proposta à realidade de Campinas, com as sugestões dos diversos setores da Administração”, comentou.

No dia 24 do mês passado, o prefeito Jonas Donizette assinou um protocolo de intenções entre o município e a EPL, que resultou na instalação de um escritório dentro da sede da Emdec.

Benassi explicou que a parceria entre EMDEC e EPL pretende estabelecer diretrizes conjuntas no desenvolvimento de estudos e soluções para implantação do TAV em sintonia com outras intervenções de desenvolvimento da cidade, como a construção dos corredores do Bus Rapid Transit (BRT).

Segundo o secretário, o documento assinado traz uma justificativa técnica de competência da EMDEC, no âmbito municipal, para realizar o gerenciamento do trânsito e do transporte, inclusive quanto ao desenvolvimento de políticas de engenharia de tráfego e estudos de viabilidade necessários para a implantação TAV.

A Emdec deverá fazer um levantamento de informações para a EPL, definir áreas de abrangência e funcionalidade de interesse comum; analisar os projetos; propor soluções articuladas de implementação; e estruturar o Plano de Trabalho.

Benassi destacou a sinergia existente entre o poder público e a iniciativa privada para alavancar a infraestrutura de mobilidade do País. “Campinas será berço do maior entroncamento rodo-aero-ferroviário em território nacional e isto representará uma evolução social e econômica ímpar na história”, disse.

Campinas terá o grande privilégio de ter duas estações do TAV: uma no perímetro aeroportuário e outro no Centro. “É uma oportunidade única para revitalizar não só o Centro, mas toda a cidade”, afirmou Benassi.

Fonte: http://www.vermelho.org.br/go/noticia.php?id_secao=39&id_noticia=207208

Data de publicação: 01/03/2013