|FIQUE POR DENTRO|

Evite problemas durante o transporte de materiais radioativos
A Cnen está prestes a aprovar um novo documento para regularizar esse tipo de trabalho
Acidentes acontecem em qualquer atividade humana, entretanto, quando isso ocorre durante o transporte de materiais radioativos, há sempre o risco de vazamento e contaminação. São necessárias, portanto, rigorosas medidas de proteção para as pessoas, propriedades e o meio ambiente.

Segundo o especialista da Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen), Natanael Bruno, esse segmento de transporte no Brasil é regulamentado pela Cnen e outros órgãos reguladores, como as agências nacionais de Aviação Civil (Anac), de Transportes Terrestres (ANTT) e de Transporte Aquáticos (ANTAq).

A Diretoria de Portos e Costas (DPC), da Marinha do Brasil, é responsável pela regulamentação e homologação de embalagens para o transporte marítimo de produtos perigosos, incluindo os materiais radioativos; enquanto o Ibama autoriza e fiscaliza as operações de transporte sob o ponto de vista de proteção ambiental. De forma geral, o transporte de materiais radioativos no País, seja por via área, marítima ou terrestre, deve cumprir as exigências da Norma Cnen-NE-5.01, que estabelece os requisitos de segurança e proteção radiológica a serem atendidos desde a origem até o destino final das remessas.




O aluno CETRE recebe todo o suporte necessário para um bom ingresso no Mercado de Trabalho
Saiba mais

 


Esse espaço é para você, leitor, tirar qualquer dúvida com os profissionais da Cetre. Entre em contato através do e-mail jornalismo@cetre.com.br e forneça seu nome e profissão ao elaborar a sua pergunta